Metodologias ativas: ensino fundamental na graduação de Enfermagem

Metodologias ativas: ensino fundamental na graduação de Enfermagem

As metodologias ativas são práticas pedagógicas que consideram o estudante o protagonista do seu processo de aprendizagem. Na Faculdades Pequeno Príncipe, a formação profissional em Enfermagem está pautada por este princípio essencial: as atividades teórico-práticas permeiam toda a graduação e privilegiam a postura ativa, reflexiva e participativa do estudante.

Dessa forma, a realidade da assistência à saúde é problematizada, com ênfase nas competências a serem desenvolvidas pelos enfermeiros durante a graduação, sendo elas a liderança, a tomada de decisão, a atenção à saúde, a administração e gerenciamento de Enfermagem, comunicação e educação continuada.

“Na FPP, temos como filosofia o cuidado solidário e humanizado”, explica a Prof.ª Dra. Karin Rosa Persegona Ogradowski (COREN 133.700), coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem. “Durante a formação na área, preconizamos que o estudante realize as atividades ou procedimentos de forma segura, em ambiente protegido, com o uso de tecnologias educacionais como modelos anatômicos e simuladores clínicos, com acompanhamento de professores altamente qualificados”.

Faculdades Pequeno Príncipe

Faculdades Pequeno Príncipe

Desenvolvimento de habilidades ocorre com pacientes reais

No curso de Enfermagem da FPP, o estudante tem a oportunidade de treinar e desenvolver suas habilidades em laboratório, para depois então poder realizar, junto aos seus professores no ensino clínico, os procedimentos em pacientes reais. Neste processo é que os estudantes desenvolvem as competências essenciais.

Conforme destaca Karin, é no dia a dia da prática profissional que o futuro enfermeiro irá melhorar sua performance; com a vivência, irá colocar em ação as competências desenvolvidas durante sua graduação.

“Nossa graduação se destaca pela aprendizagem ativa e participativa, graças às metodologias ativas”, enfatiza Karin. “São práticas que proporcionam o desenvolvimento de competências, com inserção precoce nos laboratórios de anatomia, microbiologia, simulação e habilidades. Gradualmente, o estudante também adquire prática em ambientes reais da assistência à saúde, como Unidades de Saúde e hospitais de referência no atendimento às diferentes especializações, sempre acompanhados por professores qualificados”.

Situações reais que formam profissionais preparados

As metodologias ativas permitem problematizar a realidade, partindo da observação de situações cotidianas que são discutidas a partir de evidências apontadas pela literatura. Após um estudo aprofundado delas, o estudante irá propor ativamente hipóteses de solução e aplicação à realidade os cuidados de Enfermagem.

“Partimos do pressuposto de que a aprendizagem ativa parte da observação e estudo de situações reais”, pondera Karin. “No Brasil e no mundo, a Enfermagem tem sido altamente requisitada em diferentes áreas. É um quadro que se tornou ainda mais visível diante da pandemia da Covid-19: o enfermeiro assumiu uma posição de liderança nas equipes, coordenando os cuidados de Enfermagem e realizando os procedimentos de maior complexidade”.

Isso se reflete, enumera a coordenadora, desde a atenção primária em saúde pública até à alta complexidade hospitalar, com destaque nas áreas de urgência e emergência; terapia intensiva; controle de infecção e geriatria (cuidado de idosos).

Faculdades Pequeno Príncipe

Faculdades Pequeno Príncipe

Da pediatria à pesquisa: campos são oportunidades para enfermeiros

Na pediatria, as consultas realizadas pelos enfermeiros na atenção básica têm elevado os níveis de qualidade do atendimento pré-natal, bem como acompanhamento da criança em desenvolvimento, com ações também de aconselhamento genético.

“Na área hospitalar são inúmeras especialidades pediátricas nas quais o enfermeiro pode atuar”, sugere Karin. “Na FPP, os estudantes são estimulados ao desenvolvimento profissional, com humanismo e dedicação. O ensino e a pesquisa também são áreas nas quais são muito requisitados, podendo conquistar seus espaços após a titulação obtida por meio da residência em Enfermagem, mestrado e doutorado”.

Fonte: G1