Cofen planeja ampliar maior programa de apoio ao mestrado profissional do Brasil
A Comissão do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) se reuniu em Brasília, do dia 20 a 22 de julho, com representantes da Coordenação de Programas de Indução e Inovação – CII da CAPES para discutir a ampliação do maior programa de mestrado profissional de Enfermagem do Brasil.
O Programa, que é fruto da parceria do Cofen e da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior – Capes/MEC, pretende ofertar mais 500 vagas em Acordo de Cooperação Técnica. “Existe uma real demanda dos profissionais que estão no mercado de trabalho por programas de pós-graduação, a oferta de novas vagas potencializa esse projeto que tem possibilitado a formação de enfermeiros altamente especializados”, explica Neyson Freire, fiscal do Acordo Cofen/CAPES.
O terceiro e último edital de seleção Capes Cofen 08/2021 permanece aberto e oferta 180 vagas, sendo 140 na modalidade “turma sede” e 40 na modalidade “turma fora de sede”, completando as vagas que visam a formação de 500 mestres em cinco anos. “Nosso objetivo é dar continuidade ao Mestrado Profissional Cofen-CAPEs (Profen), ampliando a oferta de vagas com a inclusão de novos eixos temáticos, visando a formação de enfermeiros mestres para a melhoria da assistência de Enfermagem, afirma a presidente do Cofen, Betânia Santos.
O Cofen apoia financeiramente o programa que é voltado para profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) e instituições conveniadas. “Uma boa formação é essencial para a qualidade da assistência de Enfermagem. A amplificação do maior programa de mestrado profissional do país é um orgulho para o Sistema Cofen/Conselhos Regionais”, declarou Mirna Frota, coordenadora da comissão.
Educação foto criado por standret - br.freepik.com
Fonte: Cofen | Portal da Enfermagem
Comentários (0)
Comentários do Facebook