Em uma Unidade de Terapia Intensiva, popularmente chamada de UTI, são atendidos os pacientes em estado grave ou também em situação de urgência e emergência. Nesta área de um hospital, as pessoas internadas são monitoradas constantemente, ou seja, durante 24 horas por dia.

Para compor uma equipe de trabalho de uma UTI, são necessários diversos profissionais, dentre eles, o Técnico em Enfermagem. Nos parágrafos a seguir, descubra as principais atribuições do Técnico em Enfermagem nesse setor:

Função do Técnico em Enfermagem na UTI

Esse profissional pode atuar em diferentes categorias de uma Unidade de Terapia Intensiva, seja ela neonatal, voltada para recém-nascidos; pediátrica, voltada para crianças ou adolescente e, também, adulta, voltada para todas as pessoas com mais de 18 anos. Além disso, pode atuar em diferentes especialidades médicas que compõem as Unidades de Terapia Intensiva, como Cardiológica, Cirúrgica, Transplantes, entre outras. Os técnicos em enfermagem atendem não somente pacientes, mas também fornecem informações aos visitantes.

Para trabalhar como Técnico em Enfermagem em uma UTI, é necessário ter concluído o curso técnico em enfermagem e, preferencialmente, ter uma especialização técnica em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva.

Desse modo, os profissionais estão aptos para executar todos os protocolos de segurança e de assistência personalizada aos pacientes e orientar os familiares e acompanhantes sobre os procedimentos executados e os cuidados necessários.

Os técnicos em enfermagem de uma UTI também estão aptos a monitorar dados vitais e coletar dados sobre o paciente, checar os equipamentos e os materiais utilizados na unidade e, finalmente, auxiliar na avaliação do quadro clínico dos pacientes.

Vale lembrar que aqueles que desejam trabalhar na Unidade de Terapia Intensiva precisam contar com características fundamentais como responsabilidade, dedicação e atualização constante.

Isso porque, neste setor, as atividades também demandam o controle de equipamentos que ajudam a resgatar a saúde e oferecem indicadores sobre o estado do paciente. Desse modo, é indispensável que os técnicos em enfermagem de uma UTI tenham alguma afinidade com tecnologia.

Para a contratação de um Técnico em Enfermagem em uma UTI é indispensável o registro ativo no COREN, Conselho Regional de Enfermagem.